Blog Livros e Resenhas – É apenas um toque e nada mais/Fabi Colimoide

Como uma glândula exócrina, ou seja, responsável pela produção e armazenamento do sêmen e conseguinte contribuinte na reprodução humana, vale-nos lembrar de que é na próstata que há participação do sêmen com os espermatozoides para a vida. Seus músculos lisos ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.

É tão minúscula, que no seu tamanho normal e saudável, equivale a ser um pouco maior que uma noz. Ela contribui para carregar urina da bexiga durante o ato urinário, além da sua maestria contribuinte no ato da ejaculação ao carregar o sêmen.

Assim, perceptível torna-se sua finalidade exclusiva ao que a possui e isto é privilégio do gênero masculino. Portanto, em tempos de tanta ênfase ao câncer de próstata, não precisamos mencionar em formato de dossiê tudo que os nossos homens já conhecem e tão sinalizado está.

A grande questão é o privilégio da vida que a estes é concedido e sua contribuição fisiológica e anatomicamente neste processo de formação de outra vida. Se alguma irregularidade ocorre nesta pequena glândula, há subsequente comprometimento da vida no homem em si e na que ele pode gerar quando dentre seus inúmeros espermatozoides se encontram como orquestralmente com um óvulo que a mulher lhe concede no ato sexual que é tão sublime.

Logo, o cuidar de si envolve ato de amor próprio, a despeito de quaisquer preconceito e rótulos sociais que possam ocasionar.

Ainda há muitos preconceitos para a detecção precoce do câncer de próstata que é silencioso, porém, poderá ser prevenido e melhor tratado a descoberta prévia ante as complicações que silenciosamente comprometem a vida em sua plenitude masculina.

É o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, sendo o mais prevalecente nos homens. No Brasil, perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. A prevenção será a melhor escolha sempre e a despeito de ser muito comum na terceira idade, os homens mais novos, podem semelhantemente através do toque retal e dosagem de PSA (antígeno prostático específico), também optar pela prevenção.

Para tanto, ainda resta-lhes escolher assim proceder, uma vez que a qualidade da vida a cada um de nós concedida, a despeito do gênero sexual, é individual e única em se tratando da escolha. Poderia por fim dizer que para a prolongação de uma vida mais plena e com menores riscos letais, poderá estar apenas nas mãos.

Mãos de profissionais que colhem parte do sangue para dosagem da específica proteína da próstata que quando dosada, evidenciará alterações ou não, bem como nas mãos de profissional qualificado que através de um rápido toque retal, detectará se a mesma próstata estará maior do que seu normal, comprimindo automaticamente a bexiga masculina e dificultando a eliminação da urina.

Dependerá de cada homem a escolha por uma vida mais isenta deste agravo que ainda é o que mais mata os mesmos homens tão importantes para as pessoas ao redor.  Lembre-se que é apenas um toque e nada mais.

Texto escrito por: Fabi Colimoide

Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Comentários

Comentários