Blog Livros e Resenhas – Peça baseada em livro de Oliver Sacks

Blog Livros e Resenhas Tempo-de-despetarMontagem para o teatro inspirado no livro “Tempo de Despertar” do escritor e médico inglês Oliver Sacks está em cartaz no Masp em São Paulo.

O texto da peça “Uma espécie de Alasca” foi escrito pelo britânico, Nobel de Literatura, Harold Pinter e relata história de Débora, que passou quase 30 anos entorpecida por causa da “doença do sono” – uma encefalite letárgica que atingiu milhões de pessoas na Europa após a Primeira Guerra Mundial – e “acorda” acreditando que ainda é uma adolescente.

O livro de Oliver Sacks, por sua vez, foi baseado em uma epidemia real ocorrido nos anos 20 e já rendeu um filme homônimo com Robert De Niro, Robin Williams (Tempo de Despertar, Awakenings, 1990).

Não desperdice a chance de conferir  a peça “Uma espécie de Alasca” que fica em cartaz até 29 de novembro no Auditório Masp Unilever  (Avenida Paulista, 1578, São Paulo) com apresentações as sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. Mais informações: (11) 3149-5920. (Fonte: Revista Mente e Cérebro)

Sinopse do livro “Tempo de Despertar” (Awakenings, Oliver Sacks, Companhia das Letras, 1997, 435 p.):

Usando uma nova droga, o neurologista Oliver Sacks conseguiu, entre 1969 e 1972, despertar vários pacientes de encefalite letárgica do estado em que viviam desde o fim da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu um surto da chamada “doença do sono”. “Tempo de despertar” traz um minucioso relato das vivências desses pós-encefálicos – os labirintos interiores em que viviam, o mundo onírico a que estavam presos, a aflição que sentiam nos raros momentos de vigília -, formando um conjunto único de pequenos dramas. A destreza narrativa do autor já foi comparada com a que transparece nos casos clínicos contados por Freud (celebrizados por sua qualidade literária). (sinopse via Skoob)

Trailer do filme:

Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Parceria:

Gatita & Cia.

Estamos no Google+

Comentários

Comentários