Laranja Mecânica-Anthony Burgess

Uma crítica voraz á uma sociedade falsa e sustentada pela hipocrisia, e baseada em atrocidades,uma crítica atemporal angustiante e cínica,por vezes divertida e por vezes indigesta.

Sinopse: Alex é um jovem violento e pertencente á um grupo de jovens bandidos violentos, Alex é um amante de boa música,um jovem sarcástico e de um humor crítico fora do comum,Alex enxerga na sociedade o que mais ninguém vê. Depois de um assassinato Alex é preso e condenado em quanto seus ex-companheiros escapam da policia, e deixam em Alex um ódio mortal e um desejo insano de vingança para com eles e com a sociedade.

Laranja Mecânica conta uma trama violenta,imoral,sarcástica,uma trama que instiga o leitor a cada página,uma descrição voraz da JOVEM VIOLÊNCIA ou VIOLÊNCIA JOVEM?, uma trama perversa e instigante,uma trama de violência , de sarcasmo, e humor negro embutido em uma crítica implícita sobre a sociedade.Pode-se dizer que Laranja Mecânica é um livro sem mordaças para impedi-lo de dizer há que veio, é um livro sem papas na língua, e que por vezes desrespeita á Deus e ao cristianismo e a bíblia (coisa que me deixou um pouco chateado,pois eu sou cristão e evangélico).
Uma crítica satírica que também sabe utilizar de gírias ,para destrinchar o falso moralismo, e para deixar claro a mentalidade de seus personagens.

Alex tem um humor incomum á um jovem de sua idade ,suas atitudes a princípio são assustadoras e inexplicáveis , porém com o passar das páginas fica claro que algumas coisas são inexplicáveis ou porque são intrínsecas dos personagens, e ou porque são apenas uma reação consciente ou inconsciente a um fator ou há vários fatores “ Eu faço o que faço por que gosto” , e outras são fases da vida “Eu sabia o que estava acontecendo, ó meus irmãos. Eu estava crescendo”

Nada no livro está atoa ,tudo tem uma explicação e o seu grau de importância, pode-se dizer que a violência contida no livro, é nada mais nada menos que uma reação natural, consciente e inconsciente há um aprisionamento social totalitário baseado em omissões e irresponsabilidades governamentais ,e uma reação há tentativa de aprisionamento do “EU” individual quanto ser humano. Percebe-se pouco a pouco que á violência de Alex é natural dele NO MOMENTO, NO AGORA e sua violência é natural do seu ser quanto humano, violência está que aconteceu no passado ,que acontece no presente, e que pode ou não acontecer no futuro,pois tudo é uma questão de fase.
O livro retrata bem como é viver em grandes cidades,cidades onde os cidadãos ficam acometidos pelo medo,medo de sair de casa,medo de ficar em casa,medo de viver,medo de trabalhar.

A trama é fluente ,chocante, angustiante, e direta ao ponto,o autor acerta em cheio utilizar-se de gírias e de humor negro.

A descrição de lugares e situações é perfeita, os personagens são de certo modo e com ressalvas “IMPACTANTES” , pode-se dizer que Laranja Mecânica é um livro sem mordaças.

Laranja Mecânica é ao mesmo tempo original e profético,pois foi escrito em 1962, e a violência daquele tempo para este tempo, só vem aumentando,aumentando em tamanho e em tipos de violência,hoje em dia não se vive, sobrevive-se,tentando deixar o corpo a salvo, e a manter a sanidade mental intacta.

Lembrei-me agora de uma frase do livro QUEM É VOCÊ ALASCA,que poderia com ressalvas ,ser muito condizente o com Alex.

“Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser”.

O final do livro é marcado por,conveniências muito bem executadas, e por ritos de passagens,
Laranja Mecânica coloca em dúvida o certo e o errado, até que ponto certo pode se sobrepor sobre o errado, e até que ponto o errado pode ser sobrepor sobre o certo,e ainda pergunta ao leitor SE OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.

Laranja Mecânica é um livro indigesto,voraz,petulante, e com várias cenas polêmicas, e não é um livro em que eu teria pressa para reler , e também não recomendaria para menores de idade e ou pessoas com a mentalidade dúbia e ou pervertida,e para não houver duvidas dos leitores deste post

(eu repudio qualquer tipo de violência, e desrespeito a credos religiosos, e sou totalmente contra a falsidade politica ) portanto minha nota é?

Nota: 8

Resenha escrita por: Marcos Vinícius
banner agora
Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Comentários

Comentários