Livros e Resenhas-Floresça como os lírios

Lírios são lindos e curiosamente se destacam pelas suas características. Originariamente da Europa e Ásia, de pequena estatura, em aproximadamente vinte e cinco centímetros e sua utilidade perfaz a indústria farmacêutica com fármacos para tratamento de doenças cardiovasculares e as perfumes são feitos de sua essência devido a agradável e atrativa fragrância que proporcionam ao redor.Nascem no vale, nos tubérculos e nos lugares até mesmo áridos, porém, florescem belamente.

Interessante que essa planta exterioriza uma beleza singela e ímpar ao redor, a despeito de onde for plantada. São tão relevantes que mencionados na Bíblia quanto a beleza em si e do cuidado que Deus tem pelos mesmos sendo que não tem nem fiam e mantêm-se belos, assim como a nós, Seus filhos. A diferença a nós é que somos ansiosos pelo amanhã e confiamos pouco em Deus e Seu cuidado.

Robert Schuller certa feita traduziu a importância de se florescer onde se está plantado e isso me faz revisar a capacidade dessa pequena planta a nos ensinar lições de vida do nosso dia a dia.

Semelhante aos lírios, não precisamos ser grandes de si mesmos, mas sim, grandes em si mesmos. Sendo essa grandeza, no nosso íntimo, a nossa essência, aquilo que exala o mais puro de nosso ser, sem reservas ou medos.

Outro ponto a considerar é o teor da fragrância. Nossa fragrância deve preencher todo o ambiente ao redor e alcançar no mais íntimo das narinas alheias. Alcançar na verdade o coração. E ali perdurar a ponto de que o outro sinta necessidade de voltar a colher nossa porção para voltar a sentir o doce aroma.

A despeito do lugar, como os lírios, precisamos fazer o lugar, sem desculpas, mas com vontade de fazer diferente. Tem um dito popular que fala que a ocasião faz o ladrão. Claro que sem apologia a infrações, mas precisamos crer que toda a situação poderá ser boa e muito boa mesmo, se Deus ali for visto. Todas as coisas nos acontecem com um propósito, nada sendo ao acaso.

Nossa grandeza e sucesso não dependerão de nossa estatura social, por exemplo, mas sim de nós mesmos! O depender de nós mesmo aqui referido é no que tange a aproveitar as oportunidades mesmo e não se fazer valer de status ou bens materiais.

E falando de oportunidades, como os lírios ao florescerem, determinemos o sucesso almejado. E aí entram algumas pequenas facetas próprias a nós. Primeiramente teremos que cuidar dos nossos pensamentos, pois a Bíblia mesmo menciona sabiamente que “assim como se imagina na sua alma, o será”. Não podemos armazenar na nossa mente lixos e poluições que nos desvirtuarão dos propósitos de Deus que nos criou. Nele somos mais do que vencedores.

Conseguinte, precisamos exercitar pressupor sempre o melhor em qualquer situação, ou seja, às vezes tomamos a posição defensiva sempre ou de que sempre acontecerá o pior ou somente a nós… Coisas tipo, de vítima, sabe?

Ainda precisamos ser pessoas com reações positivas. Não é o que acontece a mim e a você que será determinante, mas o que fazemos com tudo isso que ocorre. Precisamos eliminar o medo, temores e sentimentos de tristeza ou rancor de nosso coração. Não escolhemos vir ao mundo, mas podemos escolher como conduzir nossa vida, a despeito de nossa origem.

E não menos importante: se os problemas surgirem em nossa vida, que reflitamos que todo problema tem solução. A criatividade e a positividade de que dará tudo certo com ajuda de Deus, sobretudo, será um diferencial a cada um que ousar assim experimentar sentir. Dar certo não quer dizer do jeito que queremos, mas do jeito que for melhor para todos ao redor, sobretudo a nós mesmos. Poucos param para pensar e ponderar. Às vezes somos emocionais quando precisamos ser mais racionais e vice versa. Mas pensar é um exercício e agir é a prova final!

Por fim, os lírios nascem, crescem, perfumam e deixam suas marcas em todo aquele que passar perto deles. Semelhantemente, deixamos marcas nos corações. Sempre deixaremos algo ao redor e que seja a mais doce e suave fragrância e que faça bem ao coração alheio, assim como os lírios são úteis aos homens.Floresça onde estiver plantado!

Livros e Resenhas
Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Comentários

Comentários