Blog Livros e resenhas – Conheça o #efeitotsuru

gatitaecia.blogspot.com.brO Tsuru, a ave de origem japonesa é uma das figuras mais populares e belas dentro do origami, a milenar arte oriental de dobrar papel. Tenho um carinho especialpor esse origami, pois foi com o Tsuru que me apaixonei pela técnica tão encantadora e minuciosa de manipular o papel.
Símbolo de paz, saúde, longevidade e fortuna, o Tsuru está envolto em uma áurea mitológica. Segundo a lenda dos 1000 Tsurus, quem dobrar essa quantidade de aves, desejando fortemente que algo se realize, terá seu pedido alcançado.

De origem desconhecida, essa lenda ficou mundialmente conhecida quando, em 1955, a japonesa de apenas 12 anos, Sadako Sasaki adoeceu em decorrência da radiação oriunda da bomba atômica deflagrada pelos americanos 10 anos antes em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.A garota, desejando paz para que nenhuma outra criança tivesse que enfrentar os horrores que ela estava passando, conseguiu dobrar somente 644 tsurus.
Comovidos, os amigos de Sadoko confeccionaram as aves restantes e os 1000 tsurus foram sepultados juntamente com a pequena vítima das barbáries provocadas pelos homens.
Essa história emocionante inspirou a criação em 1958, do Monumento das Crianças à Paz, conhecido também por Torre dos Tsurus. O monumento erguido em granito na cidade japonesa de Hiroshima, simboliza o Monte Horai, local mitológico, onde os orientais acreditam que vivem os Espíritos. No topo do monte está a jovem Sadako segurando um tsuru em seus braços estendidos. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:“Este é nosso grito, esta é nossa oração: PAZ NO MUNDO”.

#efeitotsuru
Tendo toda essa simbologia, não é à toa que o tsuru foi escolhido pelo IPG(Instituto Paulo Gotijo) nesse ano como ícone da campanha que visa chamar atenção aos milhares de pacientes e familiares que convivem com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
A ELA ocorre devido ao aparecimento de lesões cicatriciais (esclerose) que envolvem a porção lateral da medula espinhal e levam à grave atrofia muscular (amiotrófica).Blog Livros e resenhas a_teoria_de_tudo_lullydeverdade_02

Blog Livros e resenhasCapa_teoria_2.inddProvocando degeneração progressiva que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, tem como portador mais notório o físico Stephen Hawking – vale a pena conferir o livro (A Teoria de Tudo – A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking, Jane Hawking, 2014,Editora Única, 448p.) e o filme homonimo “ATeoria de Tudo” (The Theory of Everything, 2014, Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior e etc.) que relatam sua vida através do olhar de sua primeira esposa.
A enfermidade ganhou visibilidade com o desafio do “balde de gelo” em 2014 e essa nova campanha possui o mesmo objetivo: tornar a doença conhecida e arrecadar fundos para a pesquisa da ELA. O Instituto Paulo Gotijo (IPG) convoca todos para fazerem parte do #efeitotsuru e ajudar a realizar o desejo de curar a ELA.

No site da campanha (http://www.efeitotsuru.org.br/) você pode aprender a dobrar o Tsuru e compartilhar a foto ou vídeo com a hashtag #efeitotsuru, além de conhecer mais sobre a ELA e saber como fazer a sua doação.

Certamente a pequena Sadako Sasaki ficaria orgulhosa que sua história continue sendo uma inspiração nos dias de hoje, mesmo que o ser humano prossiga provocando tragédias e dizimando vidas – como os refugiados da guerra na Síria e o recente atentado terrorista em Paris.
Que tal participar e divulgar a campanha?

Passo a passo para dobrar seu próprio tsuru:

 

Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Parceria:

Gatita & Cia.

Estamos no Google+

Comentários

Comentários