Blog Livros e Resenhas

 

Blog Livros e resenhas- Nobel de Literatura 2015

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de 67 anos, foi anunciada vencedora do Nobel de Literatura 2015.
Ainda sem nenhum livro publicado no Brasil, a escritora é a 14ª mulher a vencer o prêmio. O inusitado fica a cargo, não em relação ao gênero da ganhadora, e sim por ser uma autora de não ficção.
Svetlana Alexievich dedicou sua carreira as crônicas voltadas para a União Soviética, como por exemplo seu livro de 1997, “Voices from Chernobyl: The history of a nuclear disaster” (“Vozes de Chernobil: A história oral de um desastre nuclear”).
Nas palavras da própria autora: “Eu não estou tentando produzir um documento, mas esculpir a imagem de uma época. É por isso que eu levo entre sete e dez anos para escrever cada livro… Eu não sou jornalista. Não permaneço no nível da informação, mas exploro a vida das pessoas, sua compreensão da vida. Também não faço o trabalho de um historiador, porque tudo começa, para mim, no ponto de término da tarefa do historiador: o que se passava pela cabeça das pessoas após a batalha de Stalingrado ou após a explosão de Chernobil? Eu não escrevo a história dos fatos, mas a história das almas”.
Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Comentários

Comentários