Blog Livros e resenhas- Novo livro de Tolkien

No dia 2 de setembro de 1973 falecia aos 81 anos, na Inglaterra, Sir John Ronald Reuel, mais conhecido por J.J.R. Tolkien, premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, autor das obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Blog Livros e Resenhas
É mais do que público o fato que grandes autores de fantasia se inspiraram em J.J.R. Tolkien e sua clássica saga O Senhor dos Anéis para criarem seus próprios mundos. Na verdade, ter um livro relacionado em qualquer aspecto com a internacionalmente famosa obra do britânico chega a ser motivo de orgulho. É o caso do autor George R. R.Martin, que em entrevista recente ao The Observer, disse que almeja para o desfecho de sua “Crônicas de Gelo e Fogo” (também conhecida como Game of Thrones por causa da série televisiva da HBO baseada nesses livros) o mesmo tom agridoce que Tolkien imprimiu em O Expurgo do Condado – penúltimo capítulo de O Retorno do Rei, o livro final da trilogia O Senhor dos Anéis.
Sendo a influência de todo o imaginário popular de uma geração inteira de escritores e leitores, é uma surpresa que só após 42 anos de sua morte chegue ao público um livro inédito do início da carreira literária de Tolkien.
Considerado a semente que originou o universo de lendas descritas em O Silmarillion – livro de contos sobre a Primeira Era – The Story of Kullervo (A História de Kullervo) foi escrita em 1914 por Tolkien durante a I Guerra Mundial, 40 anos antes de O Senhor dos Anéis.
Blog Livro e Resenhas
Baseada no épico finlandês “Kalevala”- um poema em prosa considerado o fundador da cultura escandinava – o livro inédito de Tolkien está disponível no Brasil desde o dia 27 de agosto somente pela livraria virtual Amazon. Na Europa será lançado pela editora HarperCollins do Reino Unido, porém ainda não tem uma previsão para o lançamento em português por aqui. Ficamos na esperança de que a recém-inaugurada HarperCollins Brasil lembre dos fãs tupiniquins de Tolkien e invistam o mais breve possível nesse título.
Confira a sinopse de The Story of Kullervo (J.R.R. Tolkien, 2015, 192p.)divulgada pela editora via o site Tolkien Brasil:
“A primeira publicação mundial de uma obra de fantasia previamente desconhecida de J.R.R. Tolkien, que conta a poderosa história de um jovem condenado que é vendido como escravo e que jura vingança contra o mago que matou seu pai.
Kullervo, filho de Kalervo é talvez o mais sombrio e trágico de todos os personagens de J.R.R. Tolkien. O “Infeliz Kullervo”, como Tolkien o chamou, é um menino órfão infeliz com poderes sobrenaturais e um destino trágico.
Criado na casa do mago escuro Untamo, que matou seu pai, sequestrador de sua mãe, e que tenta três vezes matá-lo quando ainda era menino, Kullervoestá sozinho salvo pelo amor de sua irmã gêmea, Wanona, e a proteção dos poderes mágicos de Musti, o Cão Preto. Quando Kullervo é vendido como escravo ele jura vingança contra o mago, mas aprenderá que, mesmo no propósito de vingança não há como escapar do mais cruel dos destinos.
O próprio Tolkien disse que a história de Kullervo foi “o germe de minha tentativa de escrever minhas próprias lendas”, e que foi “um tema importante nas lendas da Primeira Era’. O Kullervo de Tolkien é claramente o antecessor de Túrin Turambar, o herói trágico incestuoso de O Silmarillion. Além de ser uma história poderosa em sua próprio forma, A História deKullervo, publicada aqui pela primeira vez com esboços do autor, notas e ensaios sobre seu trabalho original, o Kalevala, é uma pedra fundamental na estrutura do mundo que Tolkien inventou“.
Escrito por: Tatiana Castro

Curta nossa página XD

Estamos no Google+

Comentários

Comentários